Benoît Fromanger

Maestro

Desde 2011, o francês Benoît Fromanger é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Bucareste. Além de maestro, ele tem uma brilhante carreira como flautista, tendo estudado no Conservatório de Versailles e no Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris com professores eminentes, como Roger Bourdin, Jean-Pierre Rampal e Alain Marion. Foi solista principal da Orquestra da Ópera Nacional de Paris, orientado por regentes famosos, como Zubin Mehta, Daniel Barenboim, Leonard Bernstein, Lorin Maazel, Carlos Kleiber, Bernard Haitink e Carlo Maria Giulini. Ganhou vários concursos e prêmios de música, como o Paribas Foundation e o Grand Prix de l’Académie du Disque Français, por performances e discografia.

Dez anos depois, assumiu a posição de solista principal da Orquestra Sinfônica de Rádio da Bavária, em Munique, se apresentando inúmeras vezes em diversos países da Europa, Ásia e nos Estados Unidos, com a Sinfônica da Bavária e a Filarmônica de Berlim, entre outras.

Após anos de sucesso como solista, Fromanger decidiu dedicar-se à carreira de regente e teve o apoio de mestres reconhecidos mundialmente, como Rolf Reuter, Kiesler Kenneth e Valery Gergiev. Na Orquestra Sinfônica de Bucareste, também está envolvido com o projeto da orquestra Salut CULTURA!, que visa difundir a música como elo entre a cultura, a educação e a população. Para ele, a música é um meio de comunicação único e criativo em nossa sociedade, que gera sentimentos profundos de respeito e aceitação entre as pessoas. “Nosso projeto tem projeção em toda a Europa e confirma a ideia de que a música une as pessoas, as culturas e os ideais, além de qualquer fronteira convencional”, diz.

Benoît Fromanger tem uma afinidade particular com a música nativa francesa e gravou recentemente as Cantatas do compositor francês Thierry Machuel. Com a Orquestra Sinfônica de Bucareste tem dois álbuns gravados pelo selo belga Chant de Linos. Como solista, participou das duas primeiras edições do festival Música em Trancoso, em 2011 e 2012, tocando ao lado de importantes nomes da cena erudita internacional e ministrando masterclasses de flauta.

 

newspaper templates - theme rewards