Sabe quem o festival Música em Trancoso 2016 vai trazer para a abençoada terra da Bahia?

Bobby McFerrin, ícone da música pop, 10 vezes premiado pelo Grammy, maior premiação da música mundial. E você, conhece Bobby McFerrin? Claro que sim! Um de seus maiores sucessos, o hit Don’t Worry, Be Happy, de 1988, tornou-se uma das canções mais tocadas no mundo todo e lhe rendeu um de seus prêmios Grammy. Mas esta é só uma parte da história deste grande artista da música internacional.

Conheça um pouco mais sobre uma das maiores atrações do Música em Trancoso 2016

Robert McFerrin Jr., conhecido como Bobby McFerrin, nasceu em 1950 no Reino Unido, mas é radicado em Nova York (EUA). Bobby vem de uma família de cantores de música erudita. Seu pai, o barítono de ópera Robert McFerrin, deu voz às canções interpretadas pelo ator Sydney Poitier no filme Porgy & Bess e foi o primeiro negro a assinar um contrato com o Metropolitan Opera, de Nova York. Sua mãe, Sara McFerrin, era uma excelente soprano solista e também professora de canto.

Bobby cresceu cercado por todo tipo de música. Quando criança, tocou clarinete a sério, mas a carreira de pianista iniciou‐a aos 14 anos de idade. Liderou seus próprios grupos de jazz, estudou composição, partiu em turnê com a banda do espetáculo de patinação no gelo Ice Follies, tocou em aulas de dança. Um dia, caminhando de volta para casa, se deu conta de que de fato sempre fora cantor.

O beatbox: muitas vozes em uma

Bobby é muito conhecido por sua enorme extensão vocal de quatro oitavas e pela habilidade de usar a voz para criar efeitos diversos. Sua capacidade vocal unida à sua técnica aprimorada permite-lhe alternar falsetes (agudos) rapidamente, com profundas notas graves. Além disso, ele é capaz de cantar como se fosse dois ou três cantores. Ele criou álbuns inteiros nos quais é o único músico, cantando e simulando instrumentos.

O artista também entoa canto difônico, em que uma única pessoa canta dois ou mais sons simultâneos. Em países asiáticos este canto é entoado como prática de meditação, produzindo intervalos harmônicos e acordes a partir de uma só voz. Bobby utiliza esta técnica vocal para gerar uma nova experiência musical, que conduz a planos inusitados de escuta e de emissão vocal. Por tudo isso, inspirou artistas do beatbox de todo o mundo.

Seus reflexos rápidos, aliados a um profundo conhecimento dos estilos musicais, fazem com que suas performances sejam inesquecíveis.

Bobby: Uma carreira e uma missão

Além de cantor, ele é produtor, compositor e arranjador de músicas de sucesso para seriados de TV e cinema. Também é presidente criativo (creative chair) da Saint Paul Chamber Orchestra. Como regente convidado, se apresenta regularmente com orquestras sinfônicas dos Estados Unidos e Canadá. Participa de vários programas de educação musical e faz aparições voluntárias como professor de música convidado e palestrante, em escolas públicas dos Estados Unidos.

O show da turnê de seu mais recente álbum, Spirityouall, tem inspiração gospel com influências de blues, folk e rock, em arranjos próprios e, é claro, com muita improvisação.

“Eu procuro não fazer ‘performances’ no palco”, afirma Bobby. “Tento cantar do mesmo jeito que canto na minha cozinha, porque não consigo me conter. Quero que o público volte para casa e também cante na cozinha no dia seguinte. Quero que o público tenha a mesma sensação incrível de alegria e liberdade que eu experimento quando canto.”

Bobby McFerrin participará do festival Música em Trancoso no dia 5 de março de 2016, na noite BOBBY MEETS BRAZIL“, a partir das 18:30, quando se apresentará junto com a Orquestra Experimental de Repertório (São Paulo). No dia 7 participa da noite BOSSA NOVA“, a partir das 18:30, quando fará uma apresentação junto com Cesar Camargo Mariano & Friends.

Então, Don’t Worry, o festival Música em Trancoso 2016 já está chegando. Garanta logo seu ingresso e Be Happy!

Veja aqui a programação completa

Já participou do festival Música em Trancoso em edições anteriores? Compartilhe conosco sua experiência!
#MusicaemTrancoso2016

newspaper templates - theme rewards