Sexta-feira, sétima e penúltima noite do festival Música em Trancoso, foi a vez dos solistas líricos empolgarem a plateia. No programa Uma Noite na Ópera, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, sob regência de Roberto Minczuk, apresentou excertos do repertório operístico, sendo que a maior parte contou com as interpretações do tenor argentino Enrique Folger e de duas mezzo-sopranos, a russa Svetlana Shilova e a brasileira Josy Santos.

Após a abertura com o movimento Polonaise da ópera Eugene Onegin, de Tchaikovsky, apresentada somente pela Orquestra, os cantores líricos passaram a marcar presença no palco. Os diferentes temperamentos de cada um tiveram como ponto comum o domínio cênico exibido por todos.

Enrique Folger realizou solos vigorosos cantando árias como Luisa Miller de Verdi e Manon Lescaut de Puccini. A desenvoltura de Folger se estendeu a Svetlana Shilova, que vem do Teatro Bolshoi de Moscou. Expressiva e simpática, Shilova cativou a plateia.

Em vários momentos Folger e Shilova contracenaram juntos (e garantiram grandes momentos da noite), na interpretação de trechos de Carmen, de Bizet, e Sansão e Dalila, de Camille Saint Saëns.

Josy Santos, revelação do canto lírico brasileiro, foi destaque à parte. Baiana que passou a construir sua carreira a partir de uma bolsa de estudos do Mozarteum Brasileiro, Josy impressionou ao cantar o Rondó Finale de La Cenerentola, de Rossini.

Nesta ária, Josy mostrou o seu alcance vocal ao exibir habilidades de coloratura. No Rondó Finale, interpretou os andamentos velozes e complexos desta composição, com absoluto controle da potência vocal e da capacidade respiratória.

À excelência técnica, Josy soma uma performance cênica plena de naturalidade e graça, que tornam suas performances irresistíveis para a plateia, que a ovacionou.

O programa Uma Noite na Ópera ainda incluiu solos do violista sérvio Nenad Daleore e do violinista francês Clément Courtin.

Em sua sétima noite, o festival Música em Trancoso já confirma o pleno sucesso desta quarta edição.

cliquer aqui e veja mais fotos na galeria

newspaper templates - theme rewards