Elena Serova

Cembalo

Elena Serova nasceu em Leningrado (atual São Petersburgo), na Rússia. Formou-se pelo Conservatório Estatal Rimsky-Korsakov de São Petersburgo, onde se tornou acompanhadora no departamento de instrumentos de sopro em 2005 e, a partir de 2010, acompanhadora titular do conservatório.

A musicista vem se apresentando nas principais salas de concerto da cidade há muitos anos: nas salas da Filarmônica de São Petersburgo e do Teatro Mariinsky, na capela de São Petersburgo, no Conservatório de São Petersburgo, no Palácio Sheremetev, na Sala Jaani Kirik, na Companhia de Ópera de Câmara de São Petersburgo e na Casa dos Compositores. Apresentou-se ainda na Sala Tchaikovsky, em Moscou, na Academia Russa Gnessin e na Filarmônica Novgorod, bem como no exterior, tocando com regentes como Gavriel Heine, Emmanuel Leducq-Barome, Mikhail Sinkevich, Alexander Titov, Arkady Steinlucht, Mikhail Tatarnikov, Igor Verbitsky e Andrei Maznitsin, e com orquestras como a Mariinsky, a Camerata São Petersburgo, a Sinfônica Estatal de São Petersburgo, as Orquestras de Câmara e Sinfônica do Conservatório de São Petersburgo e Sinfônica da Academia da Filarmônica de São Petersburgo (ensemble de honra da Rússia). Dentre os músicos com os quais dividiu os palcos, destacam-se Vincent Lucas, David Walter, László Hadady, Nicolas Baldeyrou e Alex Klein.

Elena participou de inúmeros festivais internacionais, incluindo os festivais Estrelas das Noites Brancas, Duetos de Piano do Báltico, Semana Internacional de Conservatórios, Festival Bellapais (Chipre), Primavera Musical de São Petersburgo, Outro Espaço (Moscou) e festival Fim do Século.

Como acompanhadora, ficou em primeiro lugar no Concurso Russo-Germânico de Intérpretes de Instrumentos de Sopro, promovido pela Fundação Gartow (2011), venceu o Concurso Internacional Crescendo (2014) e o primeiro Concurso Internacional de Arte Vocal (2014), além do XXIV Concurso Internacional de Sopros Togliatti (2016). Outros prêmios conquistados incluem o Prêmio de Honra do Primeiro Concurso Nacional de Música (2012),o primeiro lugar no II Festival & Concurso Aberto Rachmaninoff, na categoria “dueto para piano” (São Petersburgo, 2001), o primeiro lugar no II Concurso Star Rhapsody (2016) e a premiação no V Concurso Internacional Maria Yudina, na categoria “grupo de câmara” (São Petersburgo, 2003).

Elena também participa regularmente da banca de jurados do Concurso Aberto 2x2 Yuri Kornakov (duetos de piano e conjuntos de câmara), foi jurada por diversas vezes do Concurso Jovens Pianistas e ministra masterclasses de piano.

Na última temporada, Elena Serova interpretou vários programas dedicados a obras para cravo na Sala de Concertos Mariinsky, com o ensemble Stradivari do Teatro Mariinsky.

newspaper templates - theme rewards