Plenitude é a melhor definição para o programa Tango meets Samba, que marcou a segunda noite do festival Música em Trancoso 2015. Com artistas excepcionais à frente da Orquestra Experimental de Repertório, sob regência de Carlos Moreno, os dois gêneros musicais que marcam a cultura latina ganharam interpretações que expressaram toda a grandeza do tango e do samba.

Entre os solistas argentinos, o bandoneonista Néstor Marconi e o violinista Rafael Gintoli mostraram que são intérpretes raros de tangos de todas as épocas. No percurso histórico do repertório apresentado, obras mais populares como El Choclo, de Angel Villoldo, ganharam interpretações requintadas, assim como as obras modernizadoras de Astor Piazzola.

Uma das músicas de Piazzolla – Los pajaros perdidos – foi um dos momentos altos do concerto, sob interpretação da mezzo-soprano Josy Santos. Revelação do canto lírico brasileiro, Josy confirmou, mais uma vez, o seu talento promissor.

Na segunda parte do programa, foi a vez do samba reinar absoluto na voz e na interpretação de Fabiana Cozza, que já integra o rol das grandes cantoras brasileiras.

Clássicos de diversas épocas também marcaram o repertório brilhantemente apresentado por Fabiana, que incluiu desde Na Baixa do Sapateiro, de Ary Barroso, até O que é, o que é, de Gonzaguinha. Sinal Fechado, de Paulinho da Viola, assinalou talvez o momento mais emocionante da performance de Fabiana que, ao final, ainda deu uma canja ao cantar La Vie em Rose de Edith Piaf. Segundo a cantora, a escolha desta música lembraria a artista francesa, que a inspira no momento, e também evocaria o Dia Internacional da Mulher, comemorado domingo, dia da apresentação.

Esbanjando desenvoltura vocal e domínio cênico, Fabiana Cozza entusiasmou a plateia, num espetáculo que ainda somou participações, em alguns momentos, do casal de bailarinos Rui Moreira e Olívia Araújo – cujas interpretações arrojadas do samba contrastaram com o estilo mais tradicional dos dançarinos de tango Paula Rubin e Cristian Miño, que dançaram na primeira parte do programa.

Com intérpretes tão competentes, tango e samba foram apresentados na plena condição de patrimônios universais de todas as culturas.

 

newspaper templates - theme rewards