Não é sempre que se consegue ver – e ouvir – o que há de melhor no tango argentino, em um só espetáculo. No programa da quarta noite do festival Música em Trancoso 2015, esta oportunidade se concretizou, por intermédio de um painel histórico de músicas, interpretadas por artistas que estão entre os melhores do mundo.

Vale destacar as performances do acordeonista Néstor Marconi e do violinista Rafael Gintoli – dois expoentes da música da Argentina, que começaram a somar brilho ao festival antes do programa desta quarta noite, Tango Argentino. Gintoli participou como solista da abertura do Música em Trancoso (From America to France) e da segunda noite (Tango meets Samba), que contou também com solos de Marconi.

Conhecer a densidade musical destes dois experientes artistas, que dominam tanto técnica quanto interpretação é, sem dúvida, um privilégio.

No noite Tango Argentino, Néstor Marconi e Rafael Gintoli tocaram acompanhados do contrabaixista Juan Pablo Navarro. O espetáculo contou com participação do cantor Marcelo Tommasi, principalmente nas músicas de autoria de Carlos Gardel em parceria com Alfredo Lepera, como Volver e a invariável El dia que me quieras.

Dois casais de dançarinos de tango também participaram em algums momentos, completando esta evocação do tango através da música, do canto e da dança.

Acima de tudo, a noite Tango Argentino foi um concerto marcado pela excelência de músicos que elevam este gênero musical a um patamar universal, que transcende o significado regional. Gintoli e Marconi se encarregaram de manter presentes, sem concessões, a grandeza e a sofisticação do tango, proporcionando um recital que contém, inclusive, a evolução histórica deste gênero musical.

Além de acordeonista, Marconi é compositor e arranjador, o que concedeu uma certa assinatura ao repertório apresentado, que incluiu peças de autoria dele (como Bajotangueando e Para El recorrido), assim como composições que contam com seus arranjos – como o Solo de Bandoneón, de Astor Piazzolla.

Clássicos como Adios Nonino, de Piazzolla, também integraram o programa, que pontuou a 4ª edição do Música em Trancoso com a irresistível poética musical do tango argentino.

newspaper templates - theme rewards