Assistir a um show de uma grande banda de rock é uma experiência e tanto para quem é fã do gênero. Imagine quando essas bandas de rock se juntam às maiores orquestras sinfônicas do mundo para tocar os seus clássicos! O resultado costuma ser emocionante.

Diversos músicos venerados já proporcionaram grandes shows com orquestras, assim como renomadas orquestras já tocaram os hits mais conhecidos do rock’n’roll. Vamos lembrar alguns desses encontros?

The Beatles

Em 1967, os Beatles lançaram moda logo na primeira transmissão de TV via satélite no mundo, promovida pela BBC de Londres. A música All You Need Is Love foi tocada junto com uma orquestra e a repercussão alcançou cerca de 350 milhões de pessoas de 26 países. Além de ser um fato inédito na época, os Beatles eternizaram esta canção de John Lennon.

Deep Purple

A banda britânica considerada uma das pioneiras do heavy metal realizou, em 1969, no Royal Albert Hall de Londres, uma apresentação com a Royal Philharmonic Orchestra, do Concerto for Group and Orchestra, composição do tecladista Jon Lord, com letras de Ian Gillan. O espetáculo foi tão marcante, que acabou realizando-se mais duas vezes: em 1970 e 1999. Uma curiosidade: em 1970 a partitura da música foi perdida, tendo que ser criada uma nova, a partir dos áudios e vídeos da atuação de 1969.

Orquestra Sinfônica Brasileira

Em pleno Rock in Rio de 2013, a Orquestra Sinfônica Brasileira subiu ao palco para fazer uma apresentação inesquecível. Após tocar Assim Falou Zaratustra, de Richard Strauss, que foi tema do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, e também músicas de Villa-Lobos e Beethoven, o som de uma guitarra emergiu da orquestra, que passou a tocar diversos clássicos do rock, entre outros do U2, Beatles, Rolling Stones, Cream, Barão Vermelho e Kid Abelha. O público, claro, delirou.

Kiss

Efeitos especiais e cenários extraordinários são comuns nos mega shows do Kiss. Em 2003, a famosa banda de hard rock norte-americana surpreendeu mais ainda ao gravar, na Austrália, o disco Symphony Alive IV, com a Orquestra de Melbourne. Detalhe: todos os músicos da orquestra estavam maquiados com as famosas máscaras que recobrem os rostos dos integrantes do Kiss.

Metallica

Um dos encontros mais marcantes e significativos entre uma banda de rock e uma orquestra aconteceu em 1999, na gravação ao vivo do álbum S&M (abreviação de Symphony & Metallica), pela banda de heavy metal Metallica e a Orquestra Sinfônica de São Francisco. Sob regência do maestro Michael Kamen, este concerto-show realizou-se no Teatro de Berkeley, nos Estados Unidos. Tornou-se uma apresentação histórica e um clássico do rock.

Scorpions

Em 2000, a banda de rock alemã Scorpions também entrou na onda sinfônica e lançou o disco Moment of Glory, com a Orquestra Filarmônica de Berlim. Os principais clássicos da banda, como Winds of Change, Rock You Like a Hurricane e Still Loving You, tiveram seus arranjos refeitos pelo maestro Christian Kolonovitz, fã declarado do grupo, que caprichou em cada detalhe das canções.

Rock Symphony

A orquestra britânica Rock Symphony faz turnês pelo mundo tocando os maiores clássicos do rock, interpretados por um coro gospel e vocalistas famosos, como Alice Cooper, Paul Young, Roger Daltrey, Simon Townshend, entre outros. As apresentações são empolgantes e o repertório do grupo inclui músicas como Imagine (John Lennon), Starway to Heaven (Led Zepellin), Start Me Up (Rolling Stones), Let It Be (The Beatles), Smells Like Teen Spirit (Nirvana).

 

newspaper templates - theme rewards