A Bahia é o coração da história do Brasil. Terra onde pisaram os primeiros europeus e da primeira capital do país, foi por um longo tempo centro político, comercial e cultural do Brasil. Hoje, é um dos principais destinos turísticos nordestinos e atrai visitantes do mundo inteiro. O estado é famoso por suas baianas, pela comida apimentada com forte influência das culturas africana e portuguesa, pelo pelourinho e sua natureza exuberante!

Pontos turísticos da Bahia

É fácil se perder nos guias que listam as atrações baianas. São tantas, que fica difícil escolher quais visitar. Aqui, separamos os locais que costumam constar no roteiro dos turistas que querem conhecer a alma baiana:

  • Parque Nacional da Chapada Diamantina: Um dos parques naturais mais bonitos e estarrecedores do país. Com a Mata Atlântica dominando seu solo, não faltam campos floridos e planícies com um verde de perder de vista, dividindo a paisagem com características da Caatinga e Cerrado. O parque tem cânions, grutas, cavernas e cachoeiras.

  • Salvador: A cidade concentra festas, dança, religião música e gastronomia tipicamente baianas. Um dos principais cartões-postais é o Pelourinho, que reúne restaurantes típicos, artesanato, centros culturais e religiosos, e o batuque do Olodum.

  • Porto Seguro: Com 85 km de praias que incluem localidades como Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Praia do Espelho.

  • Recôncavo baiano: Os municípios formam um parque barroco ao ar livre, que já inspiraram heróis, compositores, músicos e poetas.

  • Ilhéus: A cidade que ambientou romances de Jorge Amado, como “Gabriela, Cravo e Canela” e “Terras do Sem Fim”, tem o mais extenso litoral entre os municípios baianos.

O povo baiano

O povo baiano é conhecido pela alegria, receptividade, musicalidade, miscigenação e diversidade cultural. A população é uma mistura de índio, europeu e africano. Além disso, é na Bahia o maior número do Brasil de negros e mulatos residentes. Ao visitar o estado, fica evidente como a cultura africana exerce enorme influência na música e na religião, celebrada todos os anos em festas como Nosso Senhor do Bonfim e de Iemanjá. Além disso, quando falamos em cozinha brasileira a culinária baiana é certamente a mais famosa e mais lembrada. Os pratos têm grande influência africana e em sua maioria levam azeite de dendê, leite de coco, pimenta e gengibre.

festival Música em Trancoso

Uma das atrações do calendário baiano que acontece anualmente é o festival Música em Trancoso. Indo para a quinta edição, o evento dá muitos motivos para os fãs da música erudita e também para os moradores da cidade comemorarem a data. Mais que um evento musical, o festival se fortalece como um fomentador sociocultural, turístico e econômico na região. Nele, são divulgadas a música clássica e popular, onde reúnem-se músicos consagrados internacionais e brasileiros com orquestras jovens e seus correspondentes locais. De tanto sucesso que o festival Música em Trancoso tem feito, já possui programação até 2030! Além disso, acontece sempre na Baixa Temporada, o que além de estimular o turismo na região, é um alívio para o bolso de quem visita a localidade, já que o valor do transporte e hospedagem são muito menores.

Ficou com vontade de conhecer a Bahia? Que tal aproveitar o festival no ano que vem?

Curta nossa FanPage no Facebook e fique sabendo de todas as novidades do festival!

newspaper templates - theme rewards