A cidade de Porto Seguro, na Bahia, é o berço do nascimento do Brasil. Sua história inicia no ano de 1.500, no tempo das grandes navegações, quando Espanha e Portugal faziam explorações em busca de novas terras além da Europa, e quando Pedro Álvares Cabral descobriu oficialmente nosso país.

Segundo historiadores, o descobrimento do Brasil foi casual, em função de um acidente de percurso no caminho para a costa ocidental da Índia. A expedição de Cabral se desviou da rota na costa africana, e impulsionada por fortes ventos aproximou-se da costa brasileira, chegando onde hoje se localiza o Extremo Sul da Bahia e a Costa do Descobrimento.

Descobrimento do Novo Mundo

Cabral avistou a terra firme em 21 de abril de 1500, conforme a carta de Pero Vaz de Caminha: “…na distância de dez léguas onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada”. O Monte Pascoal, 62 quilômetros ao sul de Porto Seguro, era o lugar avistado.

Devido a condições climáticas tempestivas, Cabral e sua esquadra rumaram para o norte à procura de um porto seguro. Após 60 quilômetros de navegação em águas brasileiras, as caravelas encontram um recife, Ilha de Coroa Vermelha, com um porto dentro, largo e seguro, Baía Cabrália, onde lançaram as âncoras. Em 22 de abril, os portugueses desembarcaram e deu-se o primeiro passo no Novo Mundo, que foi chamado de Terra de Vera Cruz.

O nome Brasil foi dado pelos portugueses, que queriam fazer uma cruz e iniciar uma pregação religiosa. A madeira encontrada para a construção foi a da árvore Ibirapitanga, que na língua tupi-guarani, quer dizer pau-brasil. Assim, surgiu a inspiração para batizar a terra com o atual nome do país.

Povos indígenas

Porto Seguro - Indios Pataxós

No dia 24 de abril aconteceu o primeiro contato com os povos indígenas que habitavam a região.  De acordo com a carta de Caminha, “foi um encontro pacífico e de estranhamento, devido a grande diferença cultural entre estes dois povos”.

A primeira missa no Brasil foi realizada no dia 26 de abril de 1500, celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra, na superfície do Ilhéu de Coroa Vermelha, e foi assistida pelos Tupininquins. A cidade teve seu primeiro forte edificado em 1504, por Gonçalo Coelho. Mais tarde, o comércio com as Índias Orientais enfraqueceu e Portugal se interessou pela novo continente, vindo tomar posse da terra que lhe cabia pelo Tratado de Tordesilhas em 1530.

Turismo histórico

Porto Seguro - Marco Histórico

Para quem visita Porto Seguro, conhecer o sítio histórico da Cidade Alta é quase uma obrigação. Porto Seguro foi um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil, e foi instituída Monumento Nacional em 1973, por decreto presidencial. A cidade ostenta o Marco do Descobrimento, e seu papel foi muito importante nos primeiros anos da colonização.

Dessa época, ficaram os prédios históricos, que são muito visitados tanto de dia quanto de noite, sendo os passeios noturnos possibilitados pela iluminação especial. O vilarejo que deu início ao hoje moderno município foi fundado em 1534 e possui cerca de 150 mil habitantes. É quase que totalmente tombado pelo Patrimônio Histórico, e a construção de prédios de mais de dois andares não é permitida.

Passeios em Porto Seguro

porto-seguro-05

O Marco do Descobrimento veio de Portugal entre os anos de 1503 e 1526 e foi usados para demarcar as terras, simbolizando o poder da coroa portuguesa. O Marco é todo feito em pedra de cantaria, onde foi esculpida a cruz da Ordem de Avis de um lado e o brasão de armas de Portugal do outro.

É Em frente ao Marco que começa o passeio histórico pela cidade, que possui muitos atrativos além da sua bela história. Vale conhecer a igreja de Nossa Senhora da Pena, construída em 1535, onde estão guardadas imagens sacras do século XVI e XVII, e o Paço Municipal ou Casa de Câmara e cadeia, datada do século XVIII, uma das mais belas construções do Brasil colônia.

Porto Seguro oferece excelentes passeios aos visitantes. Os arredores da cidade podem ser explorados em barcos, de automóvel ou até a pé. Muitos lugares lindos podem ser visitados e a contemplação da natureza exuberante garante um passeio cheio de emoções e aventura.

O Recife de Fora, por exemplo, é um recife que fica exposto durante a maré baixa, formando centenas de piscinas naturais. No Parque Marinho é possível caminhar pelo recife e observar as diversas espécies de peixes que ficam presas em seus lagos.

porto-seguro-10

porto-seguro-07

porto-seguro-08

porto-seguro-04

newspaper templates - theme rewards