O que caracteriza uma comunidade culturalmente ativa é sua capacidade simultânea de se preservar e de reinventar a sua cultura – isto é, conservar o seu patrimônio histórico e, ao mesmo tempo, desenvolver novas expressões artísticas, voltadas para os tempos atuais.

A cultura brasileira precisa de apoio e incentivo para florescer e manter sua vitalidade – e um grande incentivador da cultura nacional é o chamado patrono das artes.

O que é um patrono das artes?

Patrono das artes é aquele que apoia projetos culturais – por meio de investimentos ou doações. Com isto, contribui para a realização de intercâmbios e ações relevantes para o desenvolvimento cultural, educacional e social do país.

O patrono das artes não tem perfil definido. Pode ser pessoa física ou jurídica.

No Brasil há leis federais com objetivo de incentivar e apoiar a cultura. A mais importante é a lei Rouanet.

Visão Geral da Lei Rouanet

A Lei Federal de Incentivo à Cultura – conhecida como Lei Rouanet – tem como objetivo a proteção, valorização e promoção das expressões da cultura nacional, por meio de incentivos fiscais.

Na prática, a lei Rouanet assegura benefícios às empresas e pessoas que aplicam uma parte do Imposto de Renda (IR) em ações culturais.

Pela legislação, aqueles que investem em cultura podem deduzir do imposto devido o total ou parte do valor aplicado em projetos culturais. Para pessoas jurídicas, a dedução pode ser de até 4% do imposto a pagar. Para pessoas físicas, o percentual é de 6%. Além de contar com o benefício fiscal, empresas podem agregar valor à sua marca por meio do patrocínio cultural.

Como ser um patrono do festival Música em Trancoso?

O festival Música em Trancoso faz com que a arte e a cultura sejam ferramentas de revitalização da comunidade do município de Trancoso, na Bahia. Os patronos do festival podem concretizar seu apoio de duas maneiras:

  • através de contribuições pessoais;
  • buscando patrocinadores que se tornem parceiros do festival.

Esta colaboração permite que o festival continue a acontecer. O patrono do festival reforça e amplia as perspectivas e benefícios que o evento oferece para toda a comunidade, possibilitando que todos possam desfrutar deste evento único, que enriquece a cultura de nosso país.

Seja patrono

para pessoas físicas
Quero ser patrono

Seja patrocinador

para empresas
Quero patrocinar

newspaper templates - theme rewards