Um dos momentos mais aguardados pelos músicos profissionais é o da Jam Session, que costuma acontecer após as suas apresentações musicais em casas de show, estúdios ou em qualquer lugar em que estejam reunidos músicos e seus instrumentos (sem necessariamente haver a presença de um público). Quer saber como funciona uma Jam Session? Então confira o nosso post de hoje:

Significado de Jam Session

Uma Jam Session é o ato musical no qual músicos se reúnem e começam a tocar, de forma improvisada, sem qualquer preparação ou planejamento. É o momento de culminância da técnica, quando há o encontro da liberdade de criação e expressão, harmonizado coletivamente e executada com leveza, sem a pressão ou nervosismo de uma grande apresentação, por exemplo. É quando os músicos fazem o que mais gostam – tocar seu instrumento – sem qualquer influência externa, ou seja, por iniciativa própria, por puro apreço a sua atividade.

Origem do termo

jam-sessionA origem do termo não tem uma explicação concreta, no entanto, algumas hipóteses podem ajudar a encontrar o significado da expressão. Segundo alguns músicos, Jam, significa Jazz After Midnight (jazz após a meia-noite), em referência aos encontros ocorridos entre músicos de jazz após as apresentações em casas noturnas. Depois que o público ia embora, iniciava-se uma jornada de improviso que não tinha hora para acabar e adentrava a noite, para deleite dos artistas em seu momento de prazer. Outra suposição é a tradução literal da palavra Jam, que em inglês significa “geleia”, que poderia explicar a mistura de estilos e instrumentos utilizados durante as sessões de improviso.

Jam Sessions em público

Apesar de ocorrer sem nenhuma preparação prévia ou ensaio, a popularização do termo no meio musical fez com que outros gêneros também adotassem as sessões de improviso e a executassem em eventos, lugares públicos ou em locais que desejam atrair o público em geral. Muitos grupos musicais também costumam utilizar a Jam Session para estimular a criatividade, visando à criação de novas composições, através de um processo natural e coletivo, já que envolve todos ou parte dos músicos que compõem o grupo. As execuções públicas em forma de Jam Sessions costumam contagiar o público que retribui de forma calorosa aos improvisos musicais.

Jam Session no Festival de Música em Trancoso

No dia 10 de março de 2016, quinta-feira, às 18h30min, no Teatro L’Occitane, ocorrerá uma Jam Session com grandes músicos da cena nacional e internacional, entre eles: Cesar Camargo Mariano, piano, Rüdiger Lieberman, violino, Lorenz Nasturica Herschcowici, violino, Clement Courtin, viola, Michael Hell, violoncelo, Emilio Yepes Martinez, contrabaixo, Benoit Fromanger, flauta, Walter Seyfarth, clarinete, Matthias Ambrosius, clarinete/saxofone e Sebastian Stevensson, fagote.

Por ser uma sessão de improviso, não há como saber o que esperar desse belo encontro, a única garantia é a de um espetáculo único que deve encantar os presentes e contagiar públicos de todas as idades. Você não vai ficar de fora dessa, não é mesmo? Compre já o seu ingresso através do nosso site e participe dessa festa!

Gostou de saber um pouco mais sobre as Jam Sessions? Então deixe um comentário aqui no nosso blog e conte para a gente!

newspaper templates - theme rewards