Wolfgang Roese

Maestro

Wolfgang Roese nasceu em Lahr, sul da Alemanha. É fundador e diretor artístico da ORSO – Sociedade de Orquestra & Coral, instituição composta de mais de cem experientes músicos de orquestra e coralistas. Hoje a ORSO está sediada em Freiburg e Berlim, onde Roese e suas orquestras e coros regularmente apresentam um grande número de concertos. Os programas vão do repertório romântico ao sinfônico moderno do século XX, incluindo produções mescladas de todo tipo, como noites de rock sinfônico, concertos de música para cinema e apresentações de dança.

Quando tinha apenas 14 anos de idade, Roese fundou uma orquestra na escola, sua primeira experiência de trabalho com músicos. Em 1993 criou o protótipo daquilo que hoje é a ORSO e que começou com 90 músicos em uma orquestra jovem forte e um coro misto.

No decorrer dos anos, além da carreira como regente de orquestra, Roese tornou-se popular como diretor de coral. Desde 2005 trabalha como diretor artístico e compositor/arranjador da Orquestra e Coro ORSO philharmonic e da Rock-Symphony-Orchestra.

Em 2006 estreou sua primeira composição própria, A Rainha da Neve (baseada em um conto de fadas de H. C. Andersen), na Konzerthaus de Freiburg. A Rainha da Neve foi escrita para grande orquestra, coro, solo soprano, narrador e é composta de sete movimentos.

O impacto decisivo no desenvolvimento musical de Wolfgang Roese veio através da escola de piano russa. Seus professores mais importantes foram Vitaly Margulis e Stephan Hohlweg, que lhe proporcionaram a formação de concertista na tradição de Heinrich Neuhaus, Sergej Rachmaninov, Svjatoslav Richter e Emil Gilels. Além do piano, Wolfgang Roese estudou diversos instrumentos de orquestra.

Roese estudou na Faculdade de Música de Freiburg, com ênfase em regência orquestral, tendo trabalhado com os professores Dr. Gülke, Scott Sandmeier e Dr. Tibor Szasz. Participou de masterclasses em vários países da Europa, nos Estados Unidos e na Rússia, entre outros na Fundação Celibidache em Munique, em Lucerna, Los Angeles, Budapeste, Valência, Moscou e São Petersburgo. Trabalhou com regentes como Pierre Boulez, Bernard Haitink, Sir Colin Metters, Jose Collado, Konrad von Abel e Jorma Panula, e regeu concertos com a Orquestra Sinfônica de Moscou, Orquestra Acadêmica Estatal de São Petersburgo e Orquestra Sinfônica de Valência.

Wolfgang Roese mora em Berlim, onde trabalha em seu projeto ORSO, apresentando concertos regulares na Berlin Philharmonic Hall, no Friedrichstadtpalast e no Berliner Dom, onde fez sua espetacular estreia, executando A Rainha da Neve com a ORSO philharmonic.

newspaper templates - theme rewards