Fundada em 1990, a Orquestra Experimental de Repertório (OER) alia alto padrão técnico e artístico ao papel de formação – de novos músicos e novos espectadores. Com cerca de 100 músicos e repertório abrangente, atualmente ocupa lugar de destaque nas temporadas sinfônicas e líricas do Theatro Municipal, onde é um dos corpos artísticos estáveis.

A OER foi criada pelo maestro Jamil Maluf. Surgiu a partir da  Orquestra Jovem Municipal de São Paulo e logo destacou-se nas temporadas sinfônicas e líricas do Theatro Municipal.

Durante seus 25 anos ininterruptos de atividade, formou músicos de alto nível, construiu um amplo repertório e “experimentou” diversas possibilidades musicais – como a fusão dos sons tradicionais oriundos dos instrumentos da música clássica com os novos sons da música eletrônica. A Série Outros Sons, um dos programas lançados pela OER, reuniu clássicos populares e música erudita em um só concerto.

Com a saída de Jamil Maluf, em 2014, a OER passou a ser dirigida por Carlos Eduardo Moreno.

A importância da OER

A Orquestra Experimental de Repertório tem papel fundamental na integração promovida pela Escola Municipal de Música de São Paulo junto às orquestras infanto-juvenis, cujo objetivo é orientar e preparar jovens para as orquestras profissionais. Além de possibilitar ascensão profissional, a OER estimula a criatividade e o talento dos jovens músicos, promovendo inclusive concursos, como o Jovens Solistas – que possibilita ao vencedor atuar como solista à frente da orquestra.

Espetáculos experimentais e grandes parcerias

Importantes artistas já se uniram a OER para realizar espetáculos marcantes. Além de músicos de prestígio internacional, como Hermeto Paschoal, Wynton Marsallis, Daniel Binelli, Lorin Maazel, Josy Santos, Fabiana Cozza, diversos grupos musicais e teatrais já dividiram o palco com a orquestra, como o XPTO, de São Paulo, e o Uakti, de Minas Gerais.

A  Série Cinema em Concerto é um dos exemplos dos grandes espetáculos já realizados pela OER. Esta atividade consistiu na execução de músicas, simultaneamente a projeções cinematográficas às quais faziam referência – como  o concerto em que as composições de Bernard Hermann foram fundo musical de filmes de Alfred Hitchcock, ou quando as músicas de Nino Rota acompanharam os filmes de Fellini.

Já a Série Ópera-Estúdio enfocou um repertório composto por títulos raros ou desconhecidos, mas que revelavam verdadeiras obras-primas ao público.

OER em Trancoso

Em 2015 a OER fez sucesso no festival Música em Trancoso. Além de um concerto que promoveu um belíssimo encontro entre o samba e o tango, realizou programas didáticos em escolas e uma apresentação ao ar livre, no Bosque do Quadrado.

No festival Música em Trancoso de 2016, a OER promete repetir o sucesso do ano passado. Confira as datas e horários dos espetáculos:

SÁBADO 05/03/2016
18h30 – Teatro L’Occitane –“Bobby meets Brazil”
ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO (SÃO PAULO)
Bobby McFerrin, vocal e regência

DOMINGO 06/03/2016
18h30 – Teatro L’Occitane – “Opereta”
ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO (SÃO PAULO)
Carlos Moreno, regência
Elena Graf, violino
Angelika Kirchschlager, mezzo-soprano
Rafael Fingerlos, barítono

SEGUNDA 07/03/2016
12h30 até 13h30 – Concerto Educativo GRATUITO na Praça do Bosque com o Conjunto de Câmara da ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO (SÃO PAULO) – regência de Carlos Moreno

QUARTA 09/03/2016
12h30 até 13h30 – Concerto Educativo GRATUITO na Praça do Bosque com o Conjunto de Câmara da ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO (SÃO PAULO) – regência de Carlos Moreno

SEXTA 11/03/2016
12h30 até 13h30 – Concerto Educativo GRATUITO na Praça do Bosque com o Conjunto de Câmara da ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO (SÃO PAULO) – regência de Carlos Moreno

 

Assista o vídeo

5º festival Música em Trancoso

clique para ver a programação completa do 5º festival Música em Trancoso 2016

Programe sua viagem

Veja como a agência oficial do festival pode ajudar você a conseguir as melhores opções para sua estadia em Trancoso

newspaper templates - theme rewards

CADASTRE-SE

Cadastre-se e receba informações sobre o festival Música em Trancoso

Ok ! Seu e-mail foi cadastrado, aguarde !