A obra de Oscar Peterson (1925-2007), lenda do jazz, marcou a quarta noite do festival Música em Trancoso 2017. Um emocionante – e até mesmo histórico – espetáculo com The Oscar Peterson Quartet, trouxe interpretações carregadas de virtuosismo e emoção. O programa associou composições do pianista e compositor canadense e também de autores com ele sintonizados (Rodgers & Hart, Milt Jackson e Neal Hefti).

Espetáculos como este reforçam a singularidade e o padrão de excelência do Música em Trancoso – um dos eventos mais importantes do calendário cultural do Brasil.

The Oscar Peterson Quartet foi uma revelação para o público brasileiro. O grupo é formado por músicos veteranos e uma nova geração do jazz, todos geniais. Dois de seus integrantes, o guitarrista Ulf Wakenius e o baixista Dave Young, tocaram durante décadas com Oscar Peterson. Wakenius, cuja biografia inclui inúmeras parcerias, chegou a gravar discos com o brasileiro Sivuca.

O baterista Jim Doxas e o pianista Gerald Clayton representam os talentos emergentes do jazz. Para a platéia do festival, foi um privilégio conhecê-los.

O prodígio Gerald Clayton, 33 anos, filho de outra eminência do jazz, John Clayton, tocou as composições de Oscar Peterson ao piano com a naturalidade e a competência que justificam sua escolha para homenagear o grande mestre.

Oscar Peterson apresentou-se diversas vezes no Brasil a convite de Sabine Lovatelli, o que gerou uma amizade entre o músico e a presidente do Mozarteum Brasileiro, que organiza o festival Música em Trancoso. Inspirado na amiga Sabine, Oscar Peterson compôs “The Contessa”, em 1998. A música fez parte do programa apresentado na noite de terça-feira, que terminou com a interpretação de uma das músicas mais belas e emblemáticas de Peterson: “Hymn to Freedom”. Na plateia, dividindo emoção com público, estavam Kelly e Céline Peterson, esposa e filha do legendário músico. Para nunca mais esquecer!

 

Resumo do dia

newspaper templates - theme rewards

CADASTRE-SE

Cadastre-se e receba informações sobre o festival Música em Trancoso

Ok ! Seu e-mail foi cadastrado, aguarde !