Rafael Fingerlos

Barítono

Nasceu em Salzburg, Áustria. Em novembro de 2013, Rafael Fingerlos concluiu seu mestrado em voz, com honras, no Conservatório da Universidade Particular de Viena, onde estudou com Uta Schwabe. Aprofundou sua formação artística em masterclasses com Angelika Kirchschlager e Helmut Deutsch.

O jovem barítono é vencedor de concursos nacionais e internacionais (concursos Fidelio 2012, Musica Juventutis 2013; 1º lugar e prêmio do público no Concurso Internacional Franz Schubert 2013, em Steyr; 3º lugar no Concurso Internacional Johannes Brahms 2013, em Pörtschach).

Ainda estudante, subiu aos palcos intepretando os personagens Papageno, na ópera A Flauta Mágica, de Mozart; Melisso em Alcina, de Händel; Marco em Gianni Schicci, de Puccini; Dr. Falke em O Morcego, de Johann Strauss; Melchior em Amahl e os Visitantes da Noite, de Menotti. Em Viena, interpretou o Conde Almaviva em As Bodas de Fígaro, de Mozart, como parte do programa Apresentando os Jovens Cantores de Ópera da Áustria, voltado para jovens artistas.

Fingerlos também interpretou Dr. Falke em O Morcego (Johann Strauss), no Festival de Música de Steyr, em 2014 e, mais uma vez, em Münster (Alemanha), o Conde Almaviva (As Bodas de Fígaro, de Mozart). Em meados de 2015 participou do projeto Jovens Cantores do Festival de Salzburg. Em 2016 voltará ao mesmo festival como Pablo, na estreia mundial de O Anjo Exterminador, de Thomas Adès.

No início de 2016 Fingerlos fará sua estreia na Semperoper de Dresden, como Papageno, em A Flauta Mágica, de Mozart. Na temporada de 2016/2017 realizará turnê na Holanda, com a Nationale Reisopera, vivendo o papel de Arlequim em Ariadne em Naxos, de Richard Strauss. Em 2017 fará sua estreia no Festival de Bregenz, como Morales em Carmen, de Bizet.

Sempre participou intensamente de recitais e concertos. Quando estudante, Fingerlos foi convidado para participar de festivais nacionais e internacionais, entre eles o Festival Schubertiade em Roskilde, Dinamarca.

Cantou tanto na Musikverein como na Konzerthaus de Viena, onde interpretou as Canções de um Andarilho, de Gustav Mahler, e obras de Clara e Robert Schumann, como parte da série Musica Juventutis.

Recentemente, o barítono foi convidado a se apresentar na Herkulessaal em Munique e cantou o Oratório de Natal de J. S. Bach na Brucknerhaus, em Linz. No segundo semestre de 2015, além de realizar seu primeiro recital em Londres, apresentou-se em turnê no norte da Itália – incluindo uma récita em Milão, cantando A Bela Moleira, de Schubert.

Seu repertório de concerto e música sacra engloba diversas cantatas, oratórios e missas, entre outros Carmina Burana de Orff, O Messias de Händel e os réquiens de Brahms e Fauré. Recentemente o cantor gravou as cantatas de Bach com a Das Neue Orchester, sob regência de Christoph Spering, em CD a ser lançado pelo selo Harmonia Mundi.

newspaper templates - theme rewards

IngressosComunidade

Cadastre-se e receba um e-mail avisando quando os ingressos estarão disponíveis

Ok ! Seu e-mail foi cadastrado, aguarde !