Thomas Neuberth

Trompete
Thomas Neuberth começou a tocar trompete aos 6 anos de idade em escolas de música das cidades de Bühl e Achern (Alemanha), onde atualmente leciona. Estudou com o Prof. Anthony Plog na Universidade de Música de Freiburg, formou-se músico de orquestra com licenciatura em trompete com distinção em 2003. Aprofundou seus estudos em masterclasses e aulas particulares com Pierre Thibaud, Hans Gansch, Reinhold Friedrich, Wolfgang Bauer, Niklas Eklund, Vladimir Kafelnikov, Franck Pulcini e outros. Em 2001 Neuberth foi primeiro trompete e chefe de naipe da Orquestra e Big Band Garmisch-Partenkirchen (Alemanha) e, desde 2007, é primeiro trompete solo da ORSO – Sociedade de Orquestra e Coral Freiburg/Berlim.Há muitos anos Neuberth toca como chefe de naipe e solista de jazz com a Big Band Brass & Fun, grupo que regularmente convida solistas de jazz internacionais para workshops e concertos, músicos como Adam Nussbaum, Peter Herbolzheimer, Jiggs Whigham, Frank Chastenier, Andy Haderer, Peter Weniger, Claudio Roditi, Joe Galliardo.

Dentre os famosos concertos que Thomas Neuberth solou com orquestras, estão os concertos para trompete de Haydn, Hummel, Neruda, Böhme, Telemann, L. Mozart, Shostakovich, a Suíte em Ré Maior de Händel, o Concerto de Brandenburgo Nr. 2 e a Cantata BWV51 “Jauchzet Gott in allen Landen”. Apresentou-se em festivais como o Schladming Europa Central (Áustria), Verão Cultural de Hohenloh ou Heimattage Baden-Württemberg (Alemanha). Esteve em turnês na maioria dos países europeus, na Ucrânia, em Israel, nas Américas do Norte, Central e do Sul. Em 2012, a convite da Embaixada Alemã, apresentou o 2º. Concerto de Brandenburgo, de J. S. Bach, em Managua e Léon (Nicarágua) na celebração do 20º. aniversário da Camerata Bach Managua.

Há alguns anos, Neuberth passou a tocar trompete barroco, trompete barroco de vara e trompa barroca, dedicando-se muito ao estudo desses instrumentos entre outros através da participação regular em masterclasses de “Música Antiga” em Salzburg, Innsbruck e Gmunden (Áustria), em Bremen e no Mosteiro Michaelstein (Alemanha), e em festivais, como o Oude Muziek Utrecht (Holanda). Thomas Neuberth apresenta-se ainda com ensembles internacionais de música antiga, como o renomado grupo vocal Vox Luminis da Bélgica. Em 2015 iniciou seu Mestrado em Artes, com foco em “Trompete Histórico”, na Universidade de Música de Trossingen (Alemanha), sob orientação de Patrick Henrichs (da Fundação J. S. Bach de St. Gallen, Suíça).

Registros em CD e DVD evidenciam sua diversidade musical em diferentes estilos.

newspaper templates - theme rewards

CADASTRE-SE

Cadastre-se e receba informações sobre o festival Música em Trancoso

Ok ! Seu e-mail foi cadastrado, aguarde !