No balneário de Trancoso, no sul da Bahia, o pianista comandou um encontro entre músicos eruditos e populares para homenagear Vinicius de Moraes

Pianista, arranjador, produtor, compositor, iluminador… O músico Cesar Camargo Mariano é um dos nomes mais respeitados da música brasileira, pela sua contribuição à bossa nova e também pelas parcerias que marcaram sua carreira, a exemplo de Wilson Simonal e Elis Regina.

Em 1973, ganhou destaque ao assinar arranjos, piano e direção musical do álbum ‘Elis & Tom.’, com o maestro Antonio Carlos Jobim. Pai de Pedro Camargo Mariano, Maria Rita, Marcelo Mariano e Luiza Mariano, atualmente vive nos Estados Unidos, mas segue curioso e apaixonado pela música brasileira.

Uma das suas grandes satisfações nos últimos anos tem sido a participação no ‘Festival Música em Trancoso’, no qual
apresenta a jam session. Este ano, ele prestou uma homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes, noite na qual reuniu sua banda e solistas da Orquestra de Berlin, para uma jam night, aliás, um dos pontos altos do evento musical, que em sua terceira edição já entrou para o calendário cultural e leva para a cidade do sul da Bahia grandes nomes das músicas erudita e popular.

Se nos anos 60, Cesar Camargo Mariano era um adolescente que tornou-se famoso por sua habilidade musical, hoje seu
entusiasmo e refinamento continuam fazendo dele um dos músicos mais elogiados pela crítica e por outros artistas.

Além da fama com seus conjuntos Sambalanço Trio e Som Três, considerados pontos altos do jazz brasileiro, obteve grande sucesso, no ano de 1981, com seu álbum ‘Samambaia’, um dos seus mais de trinta álbuns instrumentais.

Também compôs uma série de trilha sonora para cinema e TV.

Em uma tarde de sexta-feira de sol e calor, em Trancoso, após sua apresentação no festical, Cesar Camargo
Mariano recebeu a Conectado na pousada onde se hospedou e montou seu “estúdio de ensaio”, para uma conversa
descontraída sobre música. Confira!

Pelo terceiro ano, você participou do 'Festival Música em Trancoso

Pelo terceiro ano, você participou do ‘Festival Música em Trancoso

Conectado – Pelo terceiro ano, você participou do ‘Festival Música em Trancoso’ e, em cada ano, prestou homenagem a um grande nome da música (Tom Jobim, Dorival Caymmi e Vinicius de Moraes). Como foi seu envolvimento com este projeto no sul da Bahia, mesmo morando em Nova York?

Cesar Camargo Mariano – Na verdade, especificamente neste projeto,tenho um contato grande, há muitos anos com a Sabine Lovatelli (uma das criadoras do evento e presidente do Mozarteum Brasileiro). Não somos amigos íntimos, mas existe no mínimo uma reciprocidade e admiração. Toda vez que a gente está em São Paulo ou que ela vai a Nova York, a gente se encontra para contar “causos”.

E ela, numa dessas, há uns seis anos, falou desse lugar aqui (Trancoso), onde ela tem uma casa. “Ah, porque o L‘Occitane (empresário Reinold Geiger, também um dos organizadores do festival e dono da marca de produtos de beleza) tem uma casa, o Roberto Marinho, também. O lugar é lindo, tem umas falésias e tem o campo de golf bonito”.

No jantar subsequente: “A gente está com vontade de fazer uma coisa cultural lá no pedaço. A gente adora Trancoso”. No outro jantar, ela: “Estou com a ideia de fazer um teatro”.

Eu: “Nossa, Sabine, que coisa!”.

Ela disse que seria algo voltado para desenvolver a cultura do lugar.

Eu perguntei: “Você vai levar para lá rock’n’roll, como é que é?”.

Ela disse: “Não. Música erudita para o povo assistir”. Ou seja, esses colóquios e esses encontros fizeram com que eu ficasse apaixonado pela ideia dela.

|Ela percebeu isso e, a partir de então, o assunto era só esse -Trancoso -, nos últimos seis anos. Até que ela disse que conseguiu um arquiteto incrível que ia fazer o teatro.

Entrei em contato com ele e me mandava rabiscos da planta. Então, a paixão vem desses encontros até ver o teatro em pé, o que foi uma emoção absurda.

Leia a entrevista completa em http://www.ibahia.com/a/conectado/06/conectadov2-cultura.htm

Fonte: ibahia.com

newspaper templates - theme rewards

IngressosComunidade

Cadastre-se e receba um e-mail avisando quando os ingressos estarão disponíveis

Ok ! Seu e-mail foi cadastrado, aguarde !